Chorar é bom

"Chorar é bom? Mas como assim? Chorar pode significar tristezas, perdas, momentos difíceis"
Calma ai! Vou te explicar.

   Acabei de assistir um vídeo de um escritor que gosto muito, o Fred Elboni. Eu simplesmente adoro esse cara e a forma como ele pensa sobre os sentimentos, aceitação e vulnerabilidades. E isso tem me ajudado, e muito, a passar por momentos mais difíceis. Não que tenha sido mais fácil ou meus problemas simplesmente sumiram, mas é muito bom você poder ver situações com outros olhos. No vídeo em que assisti, Fred falava sobre como é importante chorarmos, e como isso não significa fraqueza ou medo, mas muito pelo contrário, significa muita força e coragem.

   Hoje, na escola, durante a aula vaga, eu passei por um momento difícil, até ouvi coisas que eu não queria - e ultimamente tem acontecido muito isso. Fiquei muito mal, bem triste. Por algum motivo, tudo o que eu mais queria era ficar sozinho num canto, sem ninguém por perto, e chorar. Por mais que meus amigos sejam importantes pra mim e a companhia deles seja muito agradável, eu precisava ficar sozinho. E foi isso que fiz. Subi as escadas até chegar em minha sala - que não tinha ninguém, já que estavam todos lá fora - sentei em uma das carteiras do fundo, perto da janela, e fiquei pensando em tudo o que tinha acontecido comigo a alguns minutos atrás. Coloquei uma música - que eu geralmente evito ouvir em momentos tristes - e comecei a refletir, a sentir, a deixar acontecer, a chorar, coisa que eu sempre evito às vezes. E enquanto as lágrimas caíam junto a música que tocava, eu fui entendendo e sentindo, e aos poucos fui melhorando. Não vou dizer que dentro do meu peito não estava uma angústia enorme, pelo contrário, estava doendo demais. Mas, de alguma forma, aquilo estava limpando meu coração e tudo que estava me deixando pra baixo. É como se eu dissesse pra mim: "Você vai chorar um pouco, e vai doer muito, mas vai passar. Apenas se permita sentir, se permita passar e aceitar isso". E foi aí que entendi e reforcei a ideia de que chorar é algo bom. Como Fred disse: "Chorar é como limpar a alma. É como curar uma ferida que está doendo, não simplesmente fingir que ela não está ali e deixar piorar. É sentir, deixar os sentimentos acontecerem e ir"

   Se emocionar por um filme ou deixar algumas gotinhas caírem não é sinônimo de fraqueza, e sim força e coragem, já que você esta deixando claro, pra si e para os outros, o que você está sentindo. Você está sendo vulnerável, o que gera uma conexão enorme com as pessoas que amamos. Sentir e chorar é aceitar a dor. É saber que vai doer, mas que é momentâneo e logo vai passar. É deixar ir toda toda dor e sentimentos tristes e entender o que aconteceu. É como tirar um peso das costas e tornar tudo mais leve... E isso é maravilhoso, é se conhecer e enfrentar seus sentimentos.

   O que aprendi hoje, embora eu já acreditasse nisso, é que devemos chorar sim. Claro que não podemos ficar deprimido, mas devemos chorar quando for preciso, quando sentirmos que é. Isso não te torna mais fraco, te torna forte. Te limpa e te prepara pra algo novo. E não pense que será a última vez que você irá chorar, nunca é. Afinal, somos seres humanos, sentimos, nos emocionamos, e tudo bem...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O Perdão

Fim de 2023