Sofrer nos torna mais humano

Eu estava comentando com meu psicólogo hoje sobre como algumas pessoas parecem ser mais humanas quando sofrem. Sério, de verdade mesmo! Elas, quando estão bem, se fecham no seu mundinho de bem estar e é como se dissesse: "Eu estou bem, e que se dane tudo e todos. Eu estou bem". É como se perdessem toda empatia pelo próximo, esquecendo que um dia ela também esteve mal. Eu disse pra ele que acredito que, às vezes, devemos sofrer para sermos mais humanos. O sofrimento quebra esse muro de "superioridade sentimental" e nos faz lembrar que além do nosso bem estar, existem outras pessoas que também querem ficar melhores, e que não custa nada tentar ajudar e se importar com elas. Já que estamos tão bem assim, por que não ajudar a tornar o dia de alguém melhor também? Por que não se importar? Por que não perguntar "Eii, o que eu posso fazer por você" ou "Eii, eu estou bem, mas já passei por isso e sei como é. Estou aqui pra te ajudar, pra te ouvir e também te apoiar".

A vida é repleta de ciclos e altos e baixos: às vezes temos momentos bons, às vezes ruins, e tudo bem. O que não podemos fazer é ficar bem e nos esquecermos do próximo, esquecermos que podemos compartilhar nossa alegria a alguém que está mal e ajudá-la a melhorar, não simplesmente deixá-la de lado, entende?

Me da vergonha escrever isso e acreditar que existem pessoas que realmente são assim. Me incomoda muito saber que a felicidade pode nos prender a nossa realidade e nos cegar das dos outros. Isso é muito triste...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O Perdão

Fim de 2023