E quando as coisas ruins acontecem

Temos mania de nos culpar quando perdemos alguém. As vezes as pessoas se afastam de nós, as vezes temos que nos afastar, seja pelo nosso bem ou o do próximo. Algumas pessoas se vão pra sempre e isso nos leva a questionarmos: "O que eu fiz?" "Por que comigo?" "O que fiz de errado?" ou até afirmar "Eu poderia ter feito diferente ou melhor. É culpa minha". A verdade é que quando alguém vai embora, seguimos dois caminhos: ou culpamos a pessoa, dizendo "A culpa é dela, ela que me perdeu. Mereço alguém melhor", o que eleva nosso ego; ou culpamos a nós mesmo, dizendo "A culpa é toda minha por certa pessoa ter se afastado", o que diminui nossa auto estima e nos faz nos sentir mal...

A real é que algumas coisas acontecem e não tem muito o que possamos fazer. Nos afastamos das pessoas e as perdemos por vários motivos. As vezes a relação entre dois não estava muito boa, as vezes se afastaram por um sonho ou quaisquer outros motivos que sejam. Como dito acima, algumas coisas acontecem, e tudo bem. Não quer dizer que é culpa minha, sua ou da outra pessoa, simplesmente aconteceu o que tinha que acontecer e ponto! O que devemos tentar fazer é aceitar e entender que coisas e momentos ruins é normal, faz parte da vida, e que devemos encarar isso aos poucos, como algo mais natural, sem sofrer tanto por aquilo. Nem sempre precisamos de/tem um culpado, para, por exemplo, um término de relacionamento. As vezes, ele só não estava bom e tinha que terminar, mas que foi bom enquanto durou, entende?

Temos que parar de querer procurar o "mocinho" ou o "vilão" da história e encarar a verdade com mais maturidade e seguir em frente. Temos que aceitar que nem sempre será só mil maravilhas, e que podemos tirar coisas boas do que acontece e não se culpar pelas coisas ruins. Términos e perdas acontecem com todo mundo, e nem sempre há um grande motivo pra isso acontecer. Aceitar a situação não é se conformar, é parar de se martirizar e procurar respostar que, muitas das vezes, não existem ou que não vale a pena os esforços. Aceitar a situação é levar os momentos difíceis com mais naturalidade, como algo normal da vida. Assim, nos poupamos de sofrimentos desnecessários ou até mesmo de coisas parecidas no futuro, pra caso tudo isso se repita, saberemos lidar de forma melhor e clara com aquilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O Perdão

Fim de 2023