Cuide-se!

É muito lindo quando vemos pessoas se preocupando com o próximo, e isso não é nem um pouco errado - e quem dera se o mundo todo fizesse isso também. Mas em alguns momentos nos preocupamos tanto com o próximo que acabamos nos esquecendo de nós mesmo e nossas necessidades. E, convenhamos, não tem como ajudar se você não ajudar a si mesmo em primeiro lugar. E é sobre isso que quero falar, vamos lá...

Às vezes, nos preocupamos tanto com as vontades/carências e o bem estar do outro que esquecemos de nos olharmos e nos perguntar: "eu estou bem para poder ajudar ou eu também estou precisando de ajuda?". Deixamos de tomar decisões para nosso próprio bem, por medo de magoar alguém. A verdade é que devemos sim nos preocupar com um amigo, parente ou seja lá qual for seu próximo, mas, em primeiro lugar, devemos nos ajudar. Pegando uma metáfora bem simples e conhecida, não tem como um cego guiar outro cego, afinal, nenhum dos dois sabe, ao certo, para onde está indo, se é pro lado certo ou não. Da mesmo forma somos nós. Não podemos e não conseguimos ajudar, de forma saudável, se não estivermos bem. Então, não se sinta mal em dizer "não" para atender primeiro suas próprias necessidades. Nem tenha medo de terminar um relacionamento que está te fazendo mal por medo de magoar a outra pessoa. Lembre-se que você está fazendo isso para se proteger, para se sentir melhor. E nunca se esqueça que tudo isso é feito em prol da pessoa mais importante da sua vida que é e sempre será VOCÊ.

E nada disso é egoísmo, e sim autocuidado e carinho consigo mesmo. Entenda que nem sempre vamos ter escolhas fáceis ou o poder de agradar todo mundo, mas é necessário sempre colocar suas necessidades em primeiro lugar; estar bem para fazer alguém ficar bem, ter amor por si mesmo para, assim, poder amar. Tudo parte de nós primeiro, de dentro para fora, então se trate com carinho e prioridade, e tudo isso será espelhado na forma como você trata as pessoas ao seu redor.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O Perdão

Fim de 2023