Os pilares de nossa vida

 A todo tempo estamos passando por momentos difíceis em nossas vidas, e isso, muitas das vezes, envolve perdas e frustrações que podem nos afetar, e muito, emocionalmente e psicologicamente. Cada área da nossa vida funciona como um pilar que sustenta quem nós somos. Temos amizades, relacionamentos amorosos, família, um emprego ou estudos, hobbies ou algo na qual somos bons e gostamos de fazer... Cada uma dessas coisas funciona como um sustento em nossas vidas. Quando um desses pilares se rompe, como, por exemplo, um termino em nosso relacionamento amoroso ou a perda de um emprego, acabamos nos abalando um pouco, e isso nos afeta de alguma forma. Imagine uma construção que possui quatro pilares, cada um deles serve para dar mais firmeza a ela, quando uma se rompe, cabe aos outros três pilares manter a estabilidade da casa. Assim somos nós. Nós somos a construção, e quando algo acontece em determinada área de nossa vida (um dos pilares), cabe às outras áreas nos apoiarem e nos mantermos estabilizados. Não tô dizendo que a falta de um pilar em uma construção com vários pilares não fará diferença, mas sim que, quanto mais pilares essa construção tiver, menos efeito negativo essa rompimento ou essa falta irá causar, entende?

O ponto em que quero chegar é que existem muitas pessoas que baseiam e sustentam sua vida e autoestima inteira em apenas único pilar - podendo ser um emprego, família ou até mesmo uma única pessoa -, e se algum dia esse pilar vier a ruir, acontecer um término ou ser demitido de um emprego, essas pessoas irão acabar sendo afetadas de forma muito mais intensa e negativa do que aquelas que possuem vários pilares emocionais em sua vida. Quando baseamos nossa vida em um relacionamento, estamos nos baseando em uma única pessoa, e isso não é saudável, pelo contrário, é dependência. Toda perda é difícil, toda frustração é complicada, mas quando estamos firmados em apenas uma coisa em nossa vida, e algum dia deixa de existir, acabamos nos abalando ainda mais ou, seguindo a metáfora, nos desmoronando, coisa que talvez não aconteceria se estivéssemos firmados em vários outros pilares. Mesmo que a casa não caia e consiga se sustentar com apenas um pilar, ela nunca estará segura e estável totalmente, ou seja, sempre estaremos vulneráveis e inseguros, o que nos faz depender ainda mais daquilo, o que nos faz ter ainda mais aquele "medo de perder", seja uma pessoa, emprego ou amizade. 

Precisamos, sempre que possível, buscar novos hobbies, novas amizades, melhorar em alguma atividade que gosta muito, conhecer nossas pessoas e focar em manter vários pilares emocionais em nossas vidas, e não nos firmarmos em apenas um, pois, se algo ruim acontecer, você pode até se decepcionar ou se abalar um pouco, mas saberá lidar melhor com a situação e terá outros lugares as quais se apoiar. 

Vale lembrar que muitas das vezes não conseguimos reerguer ou manter pilares saudáveis em nossas vidas, principalmente depois de uma grande decepção ou perda, então saiba que você não precisa fazer isso sozinho, busque ajuda, se precisar! 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O Perdão

Fim de 2023