É preciso ter coragem para amar

Para amar é preciso ter muita coragem. Permitir-se demonstrar seus sentimentos ao outro sem nenhum filtro e sem nenhuma barreira. Amar é arriscar, tentar de novo e de novo, mesmo com o corpo e o coração cheios de cicatrizes de outras tentativas frustradas do passado, as quais geraram muitos traumas, dores e a falta de esperança no amor. Amar é deixar um pouquinho de nós no outro e permitir que ele também deixe um pouco dele em nós, permitir que ele também nos molde e nos transforme. 
Apaixonar-se é algo que simplesmente acontece, mas o amor e o ato de amar é uma escolha, é algo a mais do que palavras bonitas ou paixão, algo tão efêmero. Nós escolhemos amar e respeitar alguém, apesar dos pequenos defeitos, apesar das inúmeras dificuldades que possam surgir ao longo da vida. Nós escolhemos nos dedicar, escolhemos demonstrar, escolhemos as melhores palavras para dizer aquilo que o coração está cheio. Nós escolhemos começar, continuar e até parar. Para amar é preciso ter calma, respeito e muita paciência para se colocar no lugar do outro. 
Muita gente acha que o amor nos torna mais frágeis, mas a verdade é que é preciso muita força e muita coragem para se arriscar, retirar essa armadura sentimental e as barreiras que construímos ao longo dos traumas e das coisas que já aconteceram. Amar não é tão fácil como se apaixonar, que é só sentir e pronto, mas esse ato se torna extremamente gostoso quando é construído à dois. São horas dedicadas acompanhando alguém que amamos na cama de um hospital, são minutos dedicados às conversas boas e ruins que surgem, são segundos dedicados a um olhar ou a um beijo. E quem disse que amar é só um mar de rosas ou um casal bonito no vídeo do TikTok está muito enganado, mal sabe a dificuldade que é passar por uma perda de alguém que amamos ou pelas noites em claras com a cabeça à mil preocupações. Mal sabe o esforço e o tempo dedicado. 
Enquanto esse texto é escrito, percebo o quanto é difícil falar de amor e sua tamanha imensidão. É algo que é mais que palavras bonitas, como um "eu te amo", e mais que sentimento. Amor é ação e atitude, é algo que deve ser construído todos os dias, todos os momentos. Haja recompensas para os corajosos que se arriscam a amar. 

"O amor é a única coisa que somos capaz de perceber que transcende dimensões de tempo e espaço. Talvez devêssemos confiar nisso, mesmo se ainda não entendemos " 
- Interestelar (2014) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O que fazemos pelo amor?

Fim de 2023