Sobre se perdoar

(Perdão é um assunto muito delicado. E eu juro, estou cheio de ideias sobre o que escrever aqui, mas vamos lá que preciso me organizar)

Temos mania de nos culparmos por muitas coisas, seja por uma decisão que tomamos ou não, ou algo que poderíamos ter feito de um jeito melhor. Será que realmente vale a pena esse desgaste todo? Já parou pra pensar que a maioria das vezes que nos culpamos são sobre coisas e situações que já aconteceram? Sempre ficamos: "nossa, eu poderia ter feito dessa forma", "mas se eu não tivesse feito isso, acho que seria melhor", "eu deveria ter dito isso a ele", "eu poderia ter ido melhor naquela prova".

Usando aquele ditado que todo mundo fala e que é super real: "aceita que dói menos", não é? Então, às vezes precisamos aceitar o que já passou. Precisamos aceitar as escolhas e coisas que fizemos ou deixamos de fazer. Não é se conformar, como eu disse em alguns textos anteriores, mas sim aceitar e dizer: "eu fiz o que achei que era necessário NAQUELE MOMENTO. Dei o meu melhor. Já passou, já foi, e tudo bem". Pra que ficar se culpando por algo que já passou? Passado não pode servir de culpa pra ficarmos nos martirizando por coisas que nem temos mais controle, mas sim pra nos ensinar algo, pra examinarmos a nós mesmo e fazer melhor da próxima vez. Se você fez algo errado ou de uma forma que se arrependeu, simplesmente aceite aquilo e faça diferente quando surgir uma próxima vez. É como uma prova: nem sempre iremos tirar as melhores notas, mas ao irmos mal, podemos melhorar naquela matéria pra que, quando cair aquela questão de novo - ou uma parecida - você estar mais preparado. Afinal, a vida é isso: altos e baixos, erros e acertos.

Nunca vamos acertar ou errar o tempo todo, assim como nunca vamos agradar todo mundo. O importante é darmos o nosso melhor e ficarmos bem com nós mesmo. Precisamos ter um pouco mais de autocompaixão pra poder aceitar que somos humanos e erramos o tempo todo. Ficamos irritados, tomamos decisões de cabeça quente, falamos palavrões ou até dizemos coisas que não deveríamos a pessoas que amamos. Não estou dizendo que errar é certo e que não devemos ligar pra isso, estou dizendo pra evitarmos nos culpar por coisas que já passaram e focar no que podemos fazer daqui em diante, entende?

Aprender com nossos erros é o sentido da vida, e aceitá-los é de grande amor-próprio e maturidade consigo mesmo. 
E lembre-se: você pode recomeçar e tentar de novo sempre que achar necessário! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O Perdão

Fim de 2023