Ansiedade

Nossa, eu realmente queria que existisse um modo noturno para digitar os textos aqui no Blogger, meus olhos doem. Mas enfim, vamos lá pra mais uma enxurrada de ideias e pensamentos do autor disso aqui. 

"Ansiedade". Como uma palavra de nove letras pode significar tantas coisas e tirar a paz de tanta gente? Como uma simples palavra pode ser a destruição de sonhos, trabalhos, relacionamentos, metas, entre outras vítimas desse turbilhão todo chamado ansiedade?

Não escrevo esse texto com o intuito de apresentar uma solução para a ansiedade ou uma receita de como se livrar dela - aliás, recomendo fortemente que, caso se identifique com esse texto, procure ajuda. Estou aqui apenas para dizer o quanto isso incomoda a mim e às outras pessoas que conheço. Ansiedade é uma sensação horrorosa, que, em determinados estados, passa de apenas uma sensação ou sentimento e se torna um sintoma físico, como a taquicardia, falta de ar, entre outros sintomas. Sempre sofri muito com ela, seja durante os dias que antecedem um trabalho escolar, ou na espera de um resultado de algo importante, ou no simples ato de pensar sobre algo no futuro, o qual desconheço. Ansiedade poderia ser resumido em um medo excessivo sobre algo que você talvez nem saiba o que é ou que talvez tenha uma chance bem pequenininha de acontecer. 

A ansiedade é útil na dose certa e, sem ela, acredito que não existiríamos. Ela é quem nos prepara para se defender dos perigos que possam nos machucar e colocar nossa vida em risco, e isso acontece desde nossos antepassados. O javali, por exemplo, ao ver um leão, entra em estado de ansiedade para se preparar para uma possível fuga ou defesa: seu coração acelera, sua respiração atinge ritmos mais rápidos que o normal e seu músculo se enrijece. Mas e nós? Do que temos medo? Do que nossa ansiedade nos faz correr ou taxa como um "perigo iminente", o qual deve ser evitado a qualquer custo? Seria dos nossos sonhos? De uma fobia social ou de um resultado de uma prova? Seria do medo de ser traído/rejeitado, o medo de dar tudo errado ou da incerteza sobre o incerto? O que será?

A ansiedade, o qual era pra nos ajudar a correr, como acontece com o javali, nos prende, nos aprisiona em um universo que criamos na nossa cabeça, onde todas as coisas ruins tem 99% de chance de darem erradas. A ansiedade gera paranoias, gera medo do futuro, medo do próximo, medo da derrota. Tudo isso nos impede de tentar, de viver, de arriscar. A ansiedade é como uma nuvem de poeira que rodeia nossa mente, nos impede de ver o que precisa ser visto e nos força a ver coisas que não queremos ou que não precisamos naquele momento. Já passei por isso tantas vezes, e ainda passo. Por mais que nem sempre seja em uma quantidade absurda, eu não desejo essa sensação a ninguém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afobado

O Perdão

Fim de 2023